Como aumentar a competição na compra de energia?

Como aumentar a competição na compra de energia?

Como aumentar a competição na compra de energia?

A maior parte dos processos de compra e venda de energia são desenvolvidos através de negociações por e-mail, seja através de cotações formais ou solicitação de propostas por telefone. Essa forma, apesar de trazer agilidade e simplicidade, traz diversas limitações e vários riscos.

Corre-se o risco de não receber o e-mail de resposta do fornecedor, de receber propostas fora do prazo que foi estabelecido, limita o número de empresas que serão avaliadas (geralmente três ou quatro apenas). O acompanhamento do recebimento das ofertas também não é simples, uma vez que exige identificar as propostas no meio do conjunto enorme de e-mails que entram na caixa do responsável pelo processo todos os dias.

Aqui estão algumas sugestões para aumentar a competição na compra de energia:

1. Aumentar o número de fornecedores a consultar: Convidar uma quantidade maior de fornecedores de energia em seus processos de compra, criando assim um ambiente mais competitivo.

2. Fomentar a transparência do processo: Adotar procedimentos que mostrem que não há “consumidor favorito” que todos tem chances iguais de fazer negócios com sua empresa.

3. Promover leilões de energia: Realizar leilões para compra de energia gera condições para que os vendedores venham a competir em cada negociação, incentivando assim a redução de preços.

4. Especificar produtos aderentes ao mercado: Definir o produto, flexibilidades e condições comerciais o mais aderente possível às práticas de mercado. Isso contribui para criar um ambiente competitivo.

5. Utilizar ferramentas digitais próprias para o mercado de energia: Ferramentas digitais projetadas para o mercado de energia aumentam o interesse dos fornecedores. O uso das ferramentas digitais de e-commerce ou de suprimentos contribui para a concorrência.

Destaque-se aqui que a maior parte dessas ferramentas digitais disponíveis e oferecidas por grandes empresas de tecnologia, foram construídas para a compra de materiais e serviços. Essas plataformas não contemplam as características particulares do mercado livre de energia, dificultando o processo de negociação.

A Plataforma Digital Orange oferece duas ferramentas digitais projetadas para o mercado de energia:

1.      Leilão, onde podem ser negociados produtos para curto, médio e longo prazo, com preços cotados na forma que o fornecedor julgar mais conveniente;

2.      O BuyEnergy, que substitui os processos feitos através de e-mail ou por telefone.

Essas ferramentas foram desenvolvidas especialmente para as negociações no mercado livre de energia, substituindo, dando maior transparência e ampliando a competição nas negociações de compra e venda de energia. Permitem acessar dezenas de fornecedores ao mesmo tempo, utilizando práticas que seguem todas as regras de compliance e transparência.

As cotações são feitas diretamente nas plataformas, sem que haja riscos de troca de informações privilegiadas, limitação do número de fornecedores convidados, com 100% de facilidade de acompanhar o recebimento das ofertas. Há um forte estímulo à concorrência, aumentando a probabilidade de obter as melhores ofertas de mercado.

Além da compra de energia, também é possível vender os excedentes acessando um grande número de possíveis compradores, garantindo receber as melhores condições de mercado.

hashtag#competição hashtag#concorrência hashtag#fornecedoresdeenergia hashtag#gestãoemenergia hashtag#controledecomprasemenergia hashtag#planilhadeenergia hashtag#processosparagestaodeenergia