Facilitar e automatizar processos nas empresas em geral traz vantagens como eficiência operacional, redução de custos, melhoria da qualidade, melhoria na qualidade das informações, agilidade na tomada de decisões, que resultarão sempre na satisfação do cliente. A capacidade de inovação e adaptação rápida são pré-requisitos para esse desafio. Isso resulta sempre em melhor desempenho geral e uma vantagem competitiva no mercado.
No mercado de energia, existem diversas maneiras de facilitar e automatizar os processos, visando um funcionamento mais eficiente e sustentável. Vamos citar alguns deles:
· Digitalização da coleta de dados de consumo: A implementação de tecnologias digitais, como a Internet das Coisas (IoT) e a automação, permitem otimizar a coleta das informações do consumo de energia, permitindo conhecer em detalhes o perfil de uso da eletricidade e sua necessidade a cada período;
· Compra e venda de energia: Com o crescente número de fornecedores que atuam no mercado livre, e as exigências de compliance nos processos, ferramentas digitais especialmente desenhadas para o mercado de energia permitem receber propostas e avaliar resultados de dezenas de fornecedores simultaneamente. Tudo isso sem emitir um único e-mail ou uso de uma planilha para equalização e avaliação de propostas.
· Gestão das faturas de fornecimento de energia: Um dos desafios das empresas que contam com muitas unidades consumidoras é o gerenciamento das faturas de energia, água e gás que recebem. O esforço para assegurar o recebimento e pagamento mensal de todas as faturas, para evitar multas ou cortes de energia é sempre muito grande. Ferramentas de gerenciamento dessa atividade reduzem em muito o trabalho operacional e diminuem os riscos de não pagamento das faturas na data correta.
· Gerenciamento do portifólio de contratos e vendedores de energia: As empresas que atuam no mercado livre contam com vários contratos de compra e venda de energia para atender unidades consumidoras de vários portes – energia convencional, incentivada e até micro e minigeração distribuída. Gerenciar os contratos, os valores a serem pagos mensalmente podem ser feitos de maneira digital;
· Através da microgeração, os consumidores podem produzir sua própria energia utilizando painéis solares, turbinas eólicas ou outras fontes renováveis, descentralizando a geração de energia. Esse é mais um recurso que deve ser gerenciado – energia gerada, faturas a serem pagas para as distribuidoras, conferência das faturas dos vendedores, etc.
· Integração de fontes renováveis de energia e armazenamento de energia: A expansão das energias renováveis, como a solar, requer a criação de uma infraestrutura que permite aproveitar plenamente os recursos disponíveis. Gerenciar os momentos de uso da energia gerada para carregamento das baterias e o consumo da energia armazenada são atividades que estarão em nosso dia a dia em futuro próximo.
A adoção de novas tecnologias, a criação de políticas favoráveis e a colaboração entre os atores do setor são essenciais para impulsionar a eficiência e a sustentabilidade do mercado de energia.
Agora que você já sabe em um contexto geral as vantagens de facilitar processos no mercado de energia, precisa conhecer a ferramenta Orange, uma plataforma que pode facilitar vários processos:
1. Integração de dados: A Plataforma Digital Orange permite a integração dos dados de consumo, contratos, faturas, tarifas e regras de negócio. Ela contribui para simplificar a coleta e organização das informações, melhorando a eficiência dos processos no mercado de energia.
2. Análise de dados avançada: Com o Orange, é possível realizar análises de dados através de diversas funcionalidades que permitem identificar padrões e apontar oportunidades para otimizações de consumo e de despesas. Ela auxilia na elaboração de estudos, orçamento de energia, avaliação de dados das faturas de energia e contribui na tomada de decisões estratégicas.
3. Automação de tarefas: A gestão de energia é formada por um conjunto de processos, tarefas e relatórios que são executados por vários profissionais da empresa. O Orange já organiza os processos e automatiza boa parte das tarefas repetitivas envolvidas nessa atividade. A geração de relatórios, o processamento de documentos, a coleta e armazenamento automático dos dados são exemplos simples. Com a automatização e organização dos processos será possível liberar os profissionais para se concentrarem nas atividades mais estratégicas.
4. Monitoramento do consumo: A plataforma Orange oferece recursos de monitoramento do consumo e das despesas com energia. Isso pode ajudar a identificar rapidamente oportunidades de melhoria e redução de custos, permitindo uma resposta mais ágil e efetiva no mercado de energia.
5. Personalização de necessidades: A plataforma Orange também pode ser personalizada para de acordo com as suas prioridades e necessidades, com o apoio de nossos profissionais a ferramenta fica ainda mais atrativa e interativa aos seus objetivos.
A tecnologia digital está transformando o setor de energia, tornando-o mais eficiente, sustentável e inteligente. Estamos aqui para responder a qualquer pergunta adicional que você possa ter.
Deixe sua pergunta nos comentários ou nos chame inbox, será um prazer responder.
#gestãodeenergia #facilitarprocessos #plataformadegestaodeenergia #tecnologiasparaomercadodeenergia #plataformaorange #orangesystem