Por que a gestão elétrica deve ser prioridade nas empresas?
Por que a gestão elétrica deve ser prioridade nas empresas?
A gestão de energia e utilidades tem como objetivos conhecer, em detalhes o perfil de consumo e controlar as despesas. As equipes responsáveis por esse trabalho desenvolvem estratégias para controlar o uso de energia, gás e água, obtendo dados para desenvolver programas que buscam elevar o nível de eficiência energética, criar indicadores para seu acompanhamento da evolução, num processo de melhoria contínua.
A ISO 50001 estabelece os parâmetros para uma administração de qualidade e pode ser praticada por qualquer empresa, independentemente do seu setor de atuação e do seu tamanho. É um conjunto de diretrizes para que as empresas que estabeleçam governança nos processos relacionados à gestão de energia e utilidades.
A norma direciona para a coleta e uso dos dados para conhecimento do perfil de consumo das utilidades, com vistas a possibilitar análises mais detalhadas para identificação e tomada de decisões para otimização do consumo de energia. A automatização das atividades, como a digitação de faturas, conferência dos dados e construção de indicadores permite direcionar esforços na análise, investigação, comparação, previsão e, enfim, a gerência de fato.
Afinal, os profissionais envolvidos nas tarefas de gestão de utilidades são especializados e seu conhecimento deve ser explorado na identificação e implantação de oportunidades para melhorar a eficiência, reduzir o consumo e as despesas.
O gerenciamento de energia envolve todas as etapas do processo – do chão de fábrica até o corporativo. Um sistema de gestão de energia e utilidades, que atue de maneira integrada, com aplicações para os setores técnico, administrativo e financeiro é um bom ponto de partida para o aprimoramento das ações da empresa.