As principais tendências da tecnologia na gestão de energia.
A digitalização do setor energético é uma tendência que continua a ganhar força por organizar processos e dar maior transparência e confiabilidade nas informações usadas na gestão de energia. Redes inteligentes e tecnologias de informação estão sendo inovadoras para melhorar a distribuição de energia, melhorar a eficiência operacional e permitir uma resposta mais rápida às mudanças na demanda. Ampliando conectividade desempenhamos um papel essencial na implementação de sistemas energéticos mais inteligentes.
O avanço da inteligência artificial e análise de dados, também permitirá ganhos crescentes no mercado livre, com as empresas atuando muito além da compra e venda de energia. Com mais informações em mãos, podem ser criadas avaliações específicas que ajudem a aprimorar o uso de energia e as despesas de cada consumidor.
Um exemplo prático desse avanço é o acompanhamento do consumo em tempo real, que permite avaliar o consumo e estimar sua fatura mensal, proporcionando maior previsibilidade dos seus custos.
Pesquisas demostram as tendências promissoras na gestão de energia, são elas:
1. Diversidade de soluções: Os mercados de energia, gás e água exigem diversas soluções para o atendimento às necessidades das empresas. A quantidade importante de dados, de informações e a complexidade na gestão de utilidades é uma realidade. É difícil encontrar ferramentas que auxiliem na identificação de oportunidades para aumento de ganhos e produtividade.
2. Automatização da coleta e análise dos dados de consumo, contratos e despesas: Processos manuais são lentos e com muitos riscos de erros, dificultando a tomada de decisão com informações confiáveis. As modernas técnicas de gerenciamento de energia tornam essencial o upgrade para plataformas digitais que executem essas funções.
3. Inteligência de dados: O volume dos dados e a necessidade de rápida análise para tomada de decisão vai revolucionar a forma como gerenciamos a energia. Com ferramentas digitais de inteligência pode-se identificar padrões de consumo, prever tendências e tomar decisões mais precisas.
4. Concentrar os dados de energia, gás e água: O gerenciamento de utilidades – energia, gás e água – está em contínuo progresso e controle nas empresas. Dispor de ferramentas de análise em uma única plataforma digital é uma necessidade crescente para facilitar a operação e integração com outros sistemas digitais.
5. Organização e padronização de processos: A automatização possibilita revisar os processos utilizados e implementar as melhores práticas para construção das análises, relatórios e apresentação das informações, facilitando tomadas de decisão.
Para antecipar o futuro é fundamental investir em sistemas de gestão de energia de qualidade, transformar a forma que seus colaboradores interagem com os dados, despesas e informações, passando a pensar e agir com base no mundo digital.
Nem sempre sabemos que temos essa “dor” no gerenciamento de energia. É comum dispendermos precioso tempo para construir planilhas, coletar dados e digitá-los manualmente. Essa prática nos faz deixar passar oportunidades incríveis por não dedicarmos tempo suficiente para analisar os dados e identificar soluções que melhorem o negócio.
E agende um horário com nossa equipe para conhecer a Plataforma Digital ORANGE, depois me conta aqui o que você achou J
Esteja na vanguarda da gestão energética, aprimorando seu processo de gestão de utilidades.