O setor elétrico está passando por uma transformação importante, impulsionado pela abertura do mercado, com a inserção de um número grande de novos consumidores e vendedores de energia inovações tecnológicas e a crescente demanda por sustentabilidade.
Esse novo cenário oferece oportunidades significativas para os processos de compra e venda de energia. O maior número de ofertante permite ampliação da competição, acessando um maior número de empresas vendedoras. A digitalização e padronização de processos torna-se uma importante ferramenta para a institucionalização de regras mais assertivas para o compliance nos procedimentos adotados pelas áreas responsáveis por essas negociações.
Ampliação da Competição na Compra e Venda de Energia
A ampliação da competição, com o expressivo incremento de novos ofertantes, no mercado livre de energia permite buscar condições comerciais mais favoráveis tanto para os compradores como para os vendedores de energia. Afinal, com o acesso a um maior número de proponentes com o rating desejado, aumenta a possibilidade de encontrar as melhores ofertas de mercado.
Na verdade, a cada momento, as políticas dos negociadores de energia mudam de acordo com as necessidades de seu portifólio de contratos. Em um determinado momento, o vendedor de energia está “long”, ou seja, com energia para vender, e sua política de riscos exige que modifique essa posição. Nesse momento a empresa sai para vender, oferecendo preços que podem ser os menores de mercado.
O desafio dos compradores de energia é, a cada tempo, identificar qual vendedor está na posição de venda, com preços mais competitivos. Para “descobrir” esse vendedor há necessidade de ampliar o leque de proponentes que são consultados em cada processo.
Os processos tradicionais de negociação, por e-mail ou telefone, apresentam limitações operacionais importantes, como buscar os e-mails dos proponentes de energia no meio de todos os recebidos a cada dia. Outro desafio é “comparar” as ofertas, especialmente aquelas para vários anos de fornecimento. É trabalhoso construir as planilhas e compilar os dados das ofertas – preços ano a ano, flexibilidades ofertadas, prazo de pagamento, garantias exigidas etc. Essa tarefa, normalmente, é desenvolvida por profissionais experientes e toma muito tempo.
Por essas razões, entre outras, boa parte dos profissionais incumbidos dessa tarefa prefere consultar um conjunto limitado de proponentes, muitas vezes dando preferência aos que estão cadastrados na empresa. Esta prática limita as possibilidades de encontrar o melhor negócio no mercado.
Digitalização e Padronização de Processos
Os processos usuais para compra e venda de energia – por e-mail ou telefone, são trabalhosos, suscetíveis a erros e apresenta diversos riscos de cumprimento das regras de compliance. É comum e-mails irem para a caixa de spam ou não serem percebidos dentre tantos e-mails recebidos diariamente.
A digitalização dos processos de compra e venda de energia é um caminho seguro para aumentar a eficiência, reduzir custos e melhorar a assertividade das negociações, obtendo os melhores preços de mercado. Para isso é importante usar ferramentas digitais especialmente desenvolvidas para o mercado de energia. Além disso, permite padronizar processos e atender a todas as regras de compliance.
São inúmeros benefícios os benefícios que podem ser citados: possibilidade de convidar, em um clique, dezenas de proponentes; receber as propostas em ambiente digital, sem a necessidade de troca de e-mails; automatiza todo o processo de recebimento das propostas, evitando receber ofertas fora dos prazos estabelecidos; tratamento isonômico de todos os fornecedores, sem riscos de informações privilegiadas; fazer a comparação automática das propostas, dispensando a necessidade de construir planilhas; aumenta a produtividade dos profissionais responsáveis pela compra e venda de energia, liberando tempo para atividades estratégicas.
A transformação do setor elétrico oferece oportunidades para as empresas aprimorarem seus processos de compra e venda de energia, aumentar a competitividade e atender a todas as regras de compliance. Afinal, os contratos de compra e venda de energia estão sempre entre os de maior valor nas empresas de qualquer ramo de atividade.
Ampliar a competição, digitalizar e padronizar processos e garantir o compliance são passos essenciais para enfrentar aproveitar essas oportunidades.
A Plataforma Digital Orange oferece diversas soluções para apoiar sua empresa nessa jornada, oferecendo soluções especialmente desenvolvidas para os processos de compra e venda de energia. São soluções inovadoras e eficientes que transformam a gestão de energia.
Dúvidas? Entre em Contato!
Se você quer entender melhor como aprimorar seus processos de negociação de energia e aproveitar as oportunidades de mercado, entre em contato com nossos especialistas.
Estamos prontos para mostrar como a Plataforma Digital Orange, com suas ferramentas de procurement de energia, tem pode facilitar sua vida e otimizar suas operações. Venha conhecer as facilidades dessa ferramenta digital e alcance novos patamares de eficiência e competitividade.