As vantagens de digitalizar os trabalhos de backoffice CCEE
Eficiência operacional
O processo de compra e venda de energia exige a execução e o controle de um grande número de atividades que envolvem inserção, modificação, ajuste, registro e validação de informações no ClickCCEE. Esses trabalhos, na maior das situações, são executados por profissionais especializados que fazem o acompanhamento e controle com base em instrumentos próprios, na maior parte, uma planilha ou uma macro.
Na medida em que o número de operações gerenciadas aumente, a digitalização e automação dos trabalhos de backoffice é uma necessidade. A digitalização permite criar processos que automatizam as tarefas repetitivas, como a inserção de dados, a geração de relatórios de acompanhamento e controle, entre outros. Também permite utilizar diversos serviços de automação de troca de informações que são oferecidos pela CCEE.
Ao substituir essas tarefas por processos automatizados, a eficiência operacional aumenta significativamente. Os sistemas digitais podem executar essas tarefas de forma mais rápida e precisa, reduzindo erros e eliminando a necessidade de intervenção manual. Isso permite que a equipe de colaboradores se concentre em atividades mais estratégicas e de maior valor para a empresa.
Redução de erros
A digitalização dos trabalhos de backoffice ajuda a reduzir erros humanos comuns. Ao automatizar tarefas, como validação de dados e verificação de conformidade, a probabilidade de erros é significativamente reduzida. Além disso, os sistemas digitais podem ser configurados para realizar verificações de consistência e conformidade entre as informações trocadas entre o vendedor e o comprador e os registros na CCEE.
Isso garante que todas as etapas do processo e os registros e validações dos contratos, por exemplo, sejam realizados corretamente. Isso evita retrabalhos, refaturamentos e custos adicionais associados à correção de erros.
Acesso fácil a informações
A digitalização permite que os dados e os responsáveis pela execução de cada tarefa sejam armazenados eletronicamente, facilitando o acesso rápido e fácil. Os profissionais envolvidos podem pesquisar e recuperar dados com apenas alguns cliques, eliminando a necessidade de procurar em planilhas ou outros mecanismos de formalização da troca de informações entre os agentes. Além disso, a digitalização permite a indexação e organização eficiente dos dados e das ações, tornando a localização de informações específicas ainda mais fácil. Isso economiza tempo valioso e melhora a produtividade dos funcionários.
Melhoria da colaboração
Com a digitalização, os profissionais envolvidos nas tarefas da CCEE podem colaborar de forma mais eficiente. Dados e informações podem ser compartilhados, permitindo que várias pessoas trabalhem em conjunto, independentemente de sua localização física. Além disso, a digitalização facilita todo o trabalho de supervisão e gerenciamento, com comunicação em tempo real, o que possibilita tomada de decisões mais ágeis, com maior eficiência, qualidade do trabalho e menor risco de erros.
Redução de custos
A digitalização dos trabalhos de backoffice pode levar a uma redução significativa de custos operacionais. Ao eliminar ou reduzir tarefas manuais e processos em planilhas e outros instrumentos de controle, há um expressivo aumento na produtividade da equipe, reduzindo a necessidade de contratar outras pessoas, especialmente quando a empresa cresce. Os custos associados a erros e retrabalhos também são reduzidos. No geral, a digitalização ajuda a otimizar os recursos da empresa e a utilizar o orçamento de forma mais eficiente.
A Gestão de backoffice CCEE no ORANGE
A Plataforma Digital ORANGE organiza todo o processo de gestão de backoffice de consumidores, comercializadores e geradores. Dentre suas funcionalidades, destacamos:
a) Padroniza todo o processo de Backoffice, tornando mais simples o processo de treinamento e substituição de profissionais envolvidos nessa atividade;
b) Torna automático todo o processo de elaboração do balanço energético de cada contrato de compra e venda de energia, mesmo aqueles contratos de maior complexidade;
c) Permite a emissão da “boleta” com as informações detalhadas de volume, contrato e demais informações necessárias para o faturamento de cada contraparte;
d) Tem funcionalidade para verificar facilmente se as informações inseridas pela contraparte no Click CCEE estão de acordo com o que foi informado na “boleta” de faturamento;
e) Possibilita o acompanhamento da evolução de todo processo de registro e validação dos contratos de compra e venda de energia, facilitando o acompanhamento pela equipe de colaboradores e pelos supervisores e gerentes
Com a automatização dos processos de backoffice, os resultados são mais precisos e claros, os dados podem ser coletados, armazenados e analisados com mais facilidade. Isso permite que as empresas obtenham insights valiosos sobre suas operações e tomem decisões mais precisas, identificar oportunidades de melhorias, impulsionando a eficiência e aumentando a competitividade.