LEILÃO DE ENERGIA (parte II): O QUE É E COMO FUNCIONA?

Você conhece o funcionamento de um leilão de energia?

Este é, atualmente, um dos processos para contratação de energia em nosso país. A ANEEL realiza leilões regularmente para a contratação da energia necessária ao atendimento dos consumidores do Ambiente de Contratação Regulada (ACR).

 O que é leilão de energia e quais as regulamentações?

O leilão de compra e venda de energia é uma forma de negociação onde os fornecedores ou compradores de energia fazem lances para negociar um produto, como por exemplo a energia elétrica.

 O leilão é usado nas negociações do mercado livre, geralmente por geradores ou consumidores de grande porte, com o intuito de dar maior transparência e impessoalidade nas negociações, bem como obter os melhores preços nas negociações. Mensalmente, são realizados diversos leilões. Não há regras específicas ou determinação legal para a realização desses eventos.

 Os resultados são sempre positivos para quem está realizando a compra ou a venda de energia. A disputa entre as empresas ofertantes é sempre intensa e resulta em melhores condições comerciais. A divulgação do evento junto a um grande número de interessados, aliado a condições atrativas de negociação, garantem sempre uma forte concorrência.

Os tipos de Leilões

Há vários tipos de leilão usados para a compra e venda de um produto ou serviço. Vamos explicar como funciona três deles.

Leilão inglês

Este tipo é a forma mais comum de leilão em uso hoje. 

Os participantes fazem lances abertos um contra o outro, sendo que cada lance subsequente deve ser maior (ou menor) que o lance anterior, se for um evento de venda ou compra. Os participantes fazem seus lances, em viva voz ou eletronicamente. Em algumas plataformas, o melhor lance é exibido para os participantes. Em outras, há a informação que o lance do proponente não é vencedor, estimulando-o a reduzir seu preço, sem conhecer o valor da melhor oferta.

O leilão termina quando nenhum participante apresenta uma oferta mais baixa.   

É comum ser definido um valor mínimo para aumentar ou diminuir o preço para o próximo lance.

Leilão holandês

Neste tipo de leilão os participantes não fazem lances.

É fixado um determinado valor para o produto ou serviço e o leiloeiro aumenta (ou diminui) o preço até que um participante “aceite” a oferta. Nesse momento o leilão se encerra. Diversas empresas usam plataformas digitais para execução desse tipo de leilão.

É comum ser definido um valor mínimo para aumentar (ou diminuir) o preço para o próximo lance.

Leilão japonês

É um dos tipos de leilões mais dinâmicos. Ele funciona da seguinte maneira: Um preço inicial é informado aos praticantes – oralmente ou eletronicamente; os interessados em negociar o item entram no ambiente do leilão; o preço aumenta (ou diminui) continuamente; o interessado sai do ambiente do leilão quando o preço ofertado não o interessa. A partir desse momento não poderá mais reentrar no ambiente de leilão.

Quando um único comprador permanecer no ambiente, o leilão é encerrado.

Como são realizados os leilões de energia elétrica?

O tipo mais comum de leilão de energia elétrica é o Leilão Inglês. Um preço inicial é estabelecido para o produto que está sendo negociado. Se for um leilão de compra de energia, as ofertas terão preços decrescentes, até atingir o valor mínimo que um vendedor está disposto a negociar. Se for um leilão de venda de energia, as ofertas terão preços ascendentes até atingir o valor máximo que os compradores estão dispostos a pagar.

 Os leilões de energia são feitos de forma eletrônica, por meio de internet com o uso de softwares de empresas especializadas. O Módulo de Leilão do Orange – Sistema de Gestão de Energia é um deles.

 

A plataforma de Leilões do Orange foi desenhada especialmente para o mercado de energia, e substitui, com vantagens, as plataformas de e-commerce oferecidas no mercado. Apresenta inúmeras funcionalidades bem específicas, como por exemplo: permite a negociação de produtos para fornecimento por vários anos, com preços diferentes ano a ano.

 Também permite definir os limites de compra ou venda de cada participante do leilão, de acordo com sua capacidade financeira ou o interesse da empresa em diversificar seu portifólio de fornecedores ou compradores. As ofertas são analisadas automaticamente, indicando se o ofertante teve sua oferta atendida total ou parcialmente.

 

Benefícios do leilão de energia

Os grandes benefícios de um leilão de energia são: aumentar a competição na negociação de compra ou venda de energia; dar maior velocidade no processo de contratação e traz mais transparência e compliance às tratativas.

 Eles permitem que um número elevado de empresas participem do evento, fazendo suas ofertas, de modo a obter as melhores condições comerciais do momento, aumentando e melhorando as relações comerciais. O Brasil tem apostado cada vez mais no Mercado Livre de Energia, se adaptando e evoluindo na regulamentação e promovendo um ambiente competitivo. Pelas características dos produtos negociados nesse mercado, os leilões de energia podem trazer grandes benefícios econômicos para as empresas.

 As ferramentas especializadas, como o Leilão ORANGE, têm facilitado o processo! O módulo de leilão do Sistema Orange permite que consumidores, comercializadoras e geradoras possam comprar ou vender seus lotes de energia através de um evento personalizado, de acordo com as necessidades de cada empresa.

 

Converse conosco e saiba todas as vantagens de contar com a Plataforma Orange.