Você conhece seu fornecedor de energia?

Você conhece seu fornecedor de energia?

Uma das vantagens do Mercado Livre de Energia é poder planejar o suprimento e a compra de energia de acordo com as necessidades de sua empresa e fazer ajustes de acordo com o consumo. Outro ponto favorável é ter acesso a fontes de energia renováveis que ajudam a contribuir com a sustentabilidade ambiental.

Para conseguir aproveitar de todos os benefícios que esse mercado proporciona é preciso um bom planejamento, o conhecimento do mercado e suas regras. Existem várias regras no Mercado Livre de Energia que devem ser cumpridas para que evitar penalidades e riscos junto à CCEE, entre outros requisitos técnicos.

Além disso, você também precisa conhecer o seu fornecedor, para avaliar os riscos a que está incorrendo ao assinar um contrato de compra e venda de energia. É importante saber se ele está preparado para manter o fornecimento em situações mais críticas de mercado.  Enfim se esse fornecedor tem respaldo financeiro para o volume de energia e volume financeiro que sua proposta está oferecendo.

Diversas empresas já “quebraram” no mercado de comercialização de energia quando os preços de energia subiram muito rapidamente. Nessa situação, o contrato de energia não será honrado, expondo sua empresa aos preços de mercado para negociar novo compromisso de venda.

Lembre-se que a energia é sempre entre os maiores custos de qualquer empresa, quando se exclui matéria prima e despesas com pessoal. Aumentar custos com energia, com certeza, prejudicará significativamente os negócios de sua empresa.

Para conhecer os fornecedores de energia, você pode seguir alguns passos:

1.      Visite o website da empresa. Lá, você deve encontrar informações sobre a empresa, seus serviços, tempo de operação no mercado, seus acionistas e alguns clientes ativos.

2.      Busque conhecer o capital social da empresa e o grupo empresarial a qual ela está ligada. Empresas com maior capital social, que participam de grupos mais diversificados e de maior porte tendem a oferecer menor risco;

3.      Pesquise na internet e em sites especializados no setor de energia, referências ao trabalho do fornecedor e sua reputação no mercado. Esses sites geralmente possuem dados e informações que possibilitam você conhecer melhor o seu fornecedor atual e os possíveis concorrentes.

4.      Verifique também as informações desse fornecedor junto à ANEEL e CCEE, para verificar se existe algum processo em curso ou risco dele perder suas autorizações para operar no mercado. Fornecedores com problemas estão sempre sendo acompanhados pelos agentes que operam e regulam o mercado de energia.

5.      Conheça o volume de energia que o fornecedor negocia regularmente no mercado e compare com o volume que você está negociando. Dê preferência àqueles que negociam no mercado volumes muito maiores que o de sua empresa. Fornecedor que negociam volume de energia menor que seu consumo oferecem um risco maior para sua empresa.

Juntar esse volume de informações é sempre trabalhoso. Mantê-las atualizadas é um segundo desafio. São dados dispersos e, muitos deles, somente são conhecidos por profissionais especializados e que atuam permanentemente no mercado de compra e venda de energia.

Uma das funcionalidades que a Plataforma Digital Orange oferece é o módulo chamado “Ranking dos Vendedores de Energia”. Nele você encontra, com facilidade, informações sobre a “qualidade” de cada fornecedor de energia. Cada um deles é classificado levando em conta diversas informações, dentre as quais destacamos: tempo de operação no mercado; capital social da empresa; volume de energia negociado; grupo econômico; e outras que permitem dar indicações do risco que cada empresa oferece.

São mais de 400 fornecedores avaliados, com capital nacional e multinacional com uma avaliação quantitativa e qualitativa de cada uma delas.

Quer saber mais? Entre em contato com um de nossos representantes e conheça as ferramentas para avaliação de fornecedores de energia que a Plataforma Digital Orange oferece.